GD de Cultura

Trecho do Jornal do C.A. de Letras da UFF - especial de calourada.

Queremos nosso direito à arte!
A Cantareira é de TODOS! Popular e democrática!


A cultura e a arte são expressões da vida humana tão fundamentais quanto comer e beber em nossas vidas. Infelizmente, na sociedade em que vivemos, este aspecto da vida também não é encarado como um direito. Na UFF a situação não é muito melhor. Temos poucos espaços de convivência e desenvolvimento da cultura e da arte de forma livre. E agora, ainda por cima, a Prefeitura de Niterói quer continuar atacando um dos poucos espaços que temos: a Praça da Cantareira, em frente ao campus do Gragoatá, que é um importante centro de cultura popular da cidade de Niterói e da universidade, onde há atividades como os encontros do dia-a-dia para um bate-papo e um cervejinha, teatro de rua, samba, música ao vivo, MPB, jongo...
A Prefeitura quis expulsar os ambulantes! Recuou após manifestações. Mas mantém outras investidas: cercar a praça, fechá-la às 19 horas, e outras intervenções no sentido de elitização contra as iniciativas culturais populares, como a Estação da Cantareira, que virou uma boate privada no lugar de uma antiga área para shows livres.
Somos contra este processo! A cultura e a arte têm que ser livres e para todos! Por isso, o CAL-UFF, junto com outras entidades, está construindo e chamando atos-shows nas primeiras semanas de aulas! Fique de olho e participe desta luta!
Gabriel Bizzo de Menezes

 - Gabriel Bizzo de Menezes é membro da gestão 2011 "A Letras que queremos" do C.A. de Letras da UFF, é também membro da Executiva Nacional dos Estudantes de Letras, da Comissão Executiva Estadual da ANEL-RJ e constrói o coletivo "Não vou me adaptar - UFF"!
 - O C.A. de Letras da UFF constrói a ANEL!