sexta-feira, 30 de abril de 2010
Como chegar ao ato do 1° de Maio!
quinta-feira, 29 de abril de 2010
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Calendário de atividades do coletivo NVMA
http://naovoumeadaptaruff.blogspot.com/ http://twitter.com/naovoumeadaptar/ Se liga na agenda, vem com a gente construir essa história! :) | |
Sexta (30/04) Mesa de debate sobre reorganização do movimento sindical e estudantil. Sala 405, Bl E (Serviço Social), Gragoatá, às 18h. | Sábado (1º/05) Tradicional dia de luta da classe trabalhadora, esse ano vai ser com um grande ato e passeata da Rua A, próximo ao morro do Céu, ao morro do Bumba. Concentração às 10h. |
Domingo (02/05) 2ª assembléia nacional da ANEL, às 9h, no DCE-UFRJ. Vai rolar busão saindo da UFF às 8h. Vem com a gente construir essa história!!! | Quarta (12/05) Assembléia de tiragem de delegados/as ao congresso da CONLUTAS. Será às 18h, no Espaço Avançado do Serviço Social (1º andar). |
Fique ligad@ pq na quarta (05/05) vai rolar assembléia geral dos estudantes da UFF, às 18h no bandejão. |
terça-feira, 27 de abril de 2010
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Rumo a 2ª Assembléia Estadual da ANEL/RJ!

LUTO POR NITERÓI
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Convocatória 2ª Assembleia Nacional da ANEL
Dia 2 de maio de 2010
no RIO DE JANEIRO (na sede do DCE UFRJ - campus da Praia Vermelha)
Entramos o ano de 2010 encampando a solidariedade ao povo haitiano e denunciando a presença das tropas brasileiras e americanas nesse país. Também realizamos as Calouradas pelo país que pautaram essa campanha, fortalecendo essa luta e a própria construção da ANEL.
Agora, somamos cotidianamente esforços para a construção e participação no Congresso da Conlutas e no Congresso da classe trabalhadora, através de muita discussão na base das escolas e universidades e através de muita campanha financeira para garantir a participação estudantil, fortalecendo a construção de um movimento estudantil independente.
Essas importantes tarefas estão combinadas às lutas que se desenvolvem em cada escola e universidade como conseqüência do projeto nefasto do REUNI. Como já era de se esperar, esse projeto já está mostrando suas conseqüências. O ano de 2009 foi o ano de maior investimento do REUNI e já se manifestaram crises em algumas universidades, neste ano de 2010, este investimento vai ser menor e já há universidades com falta de professores, assistência estudantil e condições de ensino de qualidade.
Também no início deste ano, a ANEL está engajada na campanha contra o novo ENEM, projeto que foi alardeado como fim do vestibular, mas que agora está mostrando na prática sua insuficiência e incapacidade logística, tendo como conseqüência a existência de vagas ociosas nas universidades federais em um país em que apenas 3% dos jovens de 18 a 24 anos estão nas universidades públicas.
O governo Lula, autor desses projetos, está em plena campanha eleitoral, afirmando uma polarização que não existe com a direita tradicional. Desmascarar essa falsa polarização é mais um desafio que os movimentos sociais combativos vão enfrentar neste próximo período.
A segunda Assembleia Nacional da ANEL pretende discutir, com a presença de representantes do ANDES, da Conlutas e das lutas em curso nas escolas e universidades pelo país, esta conjuntura para armar as lutas que ocorrem e as que podem ocorrer. A Assembleia Nacional da ANEL ainda pretende organizar a intervenção e participação da ANEL nos Congressos da Conlutas e no Congresso da classe Trabalhadora.
Confira a PROGRAMAÇÃO:
9h - Mesa de abertura: com ANDES – SN; Conlutas; Representações das lutas que estão ocorrendo pelo país.
11h30 – Grupos de discussão
Públicas
Pagas
Secundaristas
Opressões
13h – Almoço
14h – Continuação dos grupos de discussão
15h30 – Plenária de encaminhamentos
Estudantes da UFF em luta por mais bolsas e
contra o Novo ENEM
No dia 31/03 cerca de 50 estudantes da Universidade Federal Fluminense realizaram um ato no Conselho Universitário (CUV) da Universidade Federal Fluminense, localizada em Niterói - RJ. A manifestação foi organizada pelo coletivo “Não Vou Me Adaptar – UFF” e pelo Diretório Acadêmico do Curso de Geografia, que constroem a ANEL e deu o pontapé no processo de lutas na universidade que em 2010 promete ser intenso!
Cortes de bolsas e expansão desenfreada...
Como se não bastasse a expansão tresloucada promovida pelo REUNI, iniciamos este semestre com um corte expressivo nas já escassas bolsas de monitoria em diversos cursos, como em Geografia, Serviço Social, Letras, História. Hoje a universidade conta com cerca de 27.000 estudantes, a previsão (pelo plano de expansão do REUNI pra UFF) para 2012 é que esse número salte para 42.000. Enquanto isso o número de bolsas na Universidade só vem caindo.
Os estudantes reivindicavam nesse CUV o aumento do número das bolsas e que a UFF se retire do novo ENEM.
Depois de muita pressão, a estudantada conseguiu enfiar goela abaixo da reitoria a discussão das pautas reivindicadas! Arrancamos a formação de um GT paritário entre estudantes, técnicos e docentes para viabilizar o aumento do número das bolsas e a inclusão da discussão da retirada da UFF do novo ENEM já no próximo mês.
E ainda tem a farsa do fim do vestibular, com o “novo” ENEM!
Desde o roubo da prova ainda em 2009 e os problemas na entrada dos calouros nas universidades neste ano (com 47% de vagas ociosas na 2ª semana de março, 10% na última do mesmo mês) o Novo ENEM do Governo ficou em evidência. E a sua farsa também! Ficou evidente que o SiSU não é o fim do vestibular. Muito pelo contrário, ao pôr em disputa todas as vagas das universidades entre todos os estudantes do Brasil, o sistema aprofunda a elitização que o vestibular significa, pois os estudantes que tiveram a oportunidade de estudar nas melhores escolas e cursinhos em todo o país ficarão com as vagas das melhores universidades (e poderão para elas se deslocar, quando for o caso), e os mais pobres ficarão com as universidades mais precárias e se puderem para elas se deslocarem (e com a assistência estudantil cada vez mais débil, as chances de permanência são poucas).
A UFF aderiu parcialmente ao SiSU/Novo ENEM e a Reitoria pretende este ano substituir definitivamente o vestibular pelo Sistema unificado, pois o sistema faz parte de mecanismos de implantação do REUNI nas universidades.
Os estudantes exigem que a UFF rompa com o SiSU/Novo ENEM! Exigimos a democratização do acesso as universidades públicas, que só pode se dar com o progressivo fim do vestibular e ampliação de verbas públicas (10% do PIB para educação já!).
Na Educação Física, onde os estudantes junto ao Diretório Acadêmico (que constrói a ANEL) impediram que o instituto aderisse ao REUNI, o número de bolsas aumentou, porém os estudantes (inclusive vários calouros) estiveram presentes no ato entendendo que a luta pelo aumento de bolsas não é local, mas sim de todos os estudantes comprometidos com a educação pública, gratuita e de qualidade!
Só a organização e a luta garantirão a ampliação efetiva do número de bolsas! É preciso organizar os estudantes em toda universidade e construir um outro projeto de expansão na luta, alternativo ao REUNI, que preveja um aumento expressivo no número de bolsas e melhoria real da assistência estudantil.
Para fazer avançar a luta na UFF, o coletivo Não Vou Me Adaptar – UFF está construindo uma campanha pela ampliação do número de bolsas pautando outras questões que afligem os estudantes: as xerox’s na universidade, cada vez mais caras e controladas por uma máfia; a proibição das festas nos campi; etc. Nas lutas, vamos avançar na construção da ANEL, alternativa nacional que vem construindo uma alternativa combativa para os estudantes no dia-a-dia.
Rumo a 2ª ASSEMBLEIA ESTADUAL DA ANEL/RJ!
DIA 17/04, ÀS 10h, no DCE-UFRJ - Campus Praia Vermelha (Sede do DCE)
Vamos juntos construir essa história!!!
E fique ligado/a porque no dia 02/05 tem a Assembléia Nacional da ANEL, também no Rio!
naovoumeadaptar.uff@gmail.com
http://twitter.com/naovoumeadaptar
terça-feira, 6 de abril de 2010
Reunião do NVMA

- Reunião do Coletivo NVMA nesta 5ª às 18h, no SeSo (sala 212, ao lado do DAMK)
Já ouviu falar do “novo” ENEM, sabe que ele não presta, mas não sabe o que fazer?
Foi procurar por bolsa de assistência estudantil e tomou um NÃO na cara?
Andam dizendo por aí que a UNE não serve pra nada, mas não sabe pra onde ir?
ENTÃO CHEGA MAIS QUE A CASA É SUA, PODE ENTRAR!
Nessa reunião vamos nos organizar pra próxima assembléia nacional da ANEL e pras demandas da UFF.
Na semana passada organizamos um ato no Conselho Universitário (CUV) que aprovou a criação de uma comissão para viabilizar o aumento do número e do valor das bolsas (monitoria, extensão etc...).
Além disso, conseguimos que a discussão sobre a adesão (ou não) da UFF ao “novo” ENEM no próximo vestibular seja garantida na reunião do CUV desse mês. VEM COM A GENTE!!!
http://anelivre.blogspot.com/
http://twitter.com/naovoumeadaptaruff