quinta-feira, 8 de abril de 2010

Convocatória 2ª Assembleia Nacional da ANEL

Convocatória 2ª Assembleia Nacional da ANEL

Dia 2 de maio de 2010
no RIO DE JANEIRO (na sede do DCE UFRJ - campus da Praia Vermelha)

A Assembléia Nacional dos Estudantes – Livre convida a todas as entidades e ativistas do movimento estudantil brasileiro a estarem presentes na segunda Assembleia Nacional da ANEL que tem o objetivo de discutir e globalizar as lutas que vem acontecendo nas universidades e escolas pelo país.

Entramos o ano de 2010 encampando a solidariedade ao povo haitiano e denunciando a presença das tropas brasileiras e americanas nesse país. Também realizamos as Calouradas pelo país que pautaram essa campanha, fortalecendo essa luta e a própria construção da ANEL.

Agora, somamos cotidianamente esforços para a construção e participação no Congresso da Conlutas e no Congresso da classe trabalhadora, através de muita discussão na base das escolas e universidades e através de muita campanha financeira para garantir a participação estudantil, fortalecendo a construção de um movimento estudantil independente.

Essas importantes tarefas estão combinadas às lutas que se desenvolvem em cada escola e universidade como conseqüência do projeto nefasto do REUNI. Como já era de se esperar, esse projeto já está mostrando suas conseqüências. O ano de 2009 foi o ano de maior investimento do REUNI e já se manifestaram crises em algumas universidades, neste ano de 2010, este investimento vai ser menor e já há universidades com falta de professores, assistência estudantil e condições de ensino de qualidade.

Também no início deste ano, a ANEL está engajada na campanha contra o novo ENEM, projeto que foi alardeado como fim do vestibular, mas que agora está mostrando na prática sua insuficiência e incapacidade logística, tendo como conseqüência a existência de vagas ociosas nas universidades federais em um país em que apenas 3% dos jovens de 18 a 24 anos estão nas universidades públicas.

O governo Lula, autor desses projetos, está em plena campanha eleitoral, afirmando uma polarização que não existe com a direita tradicional. Desmascarar essa falsa polarização é mais um desafio que os movimentos sociais combativos vão enfrentar neste próximo período.

A segunda Assembleia Nacional da ANEL pretende discutir, com a presença de representantes do ANDES, da Conlutas e das lutas em curso nas escolas e universidades pelo país, esta conjuntura para armar as lutas que ocorrem e as que podem ocorrer. A Assembleia Nacional da ANEL ainda pretende organizar a intervenção e participação da ANEL nos Congressos da Conlutas e no Congresso da classe Trabalhadora.

Confira a PROGRAMAÇÃO:

9h - Mesa de abertura: com ANDES – SN; Conlutas; Representações das lutas que estão ocorrendo pelo país.

11h30 – Grupos de discussão
Públicas
Pagas
Secundaristas
Opressões

13h – Almoço

14h – Continuação dos grupos de discussão

15h30 – Plenária de encaminhamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aê! :D