quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Venha participar da

3° Assembléia Estadual da ANEL RJ!


Aqui em nosso estado, seja na área de segurança, transporte, saúde ou educação, encontramos sérios problemas que nos obrigam a levantar questões e apontar soluções. A cada dia que passa, nos deparamos com mais e mais casos de violência e a trágica resposta armada da polícia e do Sérgio Cabral contra o povo pobre. A situação dos transportes continua na mesma situação deplorável e o preço caríssimo. E a educação se mantém sem verbas (a UERJ recebe pouco mais de 1% do orçamento do estado!) e o Rio é classificado pelo IDEB como o 2º pior rendimento escolar, perdendo apenas pro Piauí.


Para nós da ANEL, todos esses problemas que encaramos no estado do Rio de Janeiro, obviamente, não estão desconectados da situação em que o país se encontra. O governo Lula, apesar de toda a propaganda que se reforça agora na campanha da Dilma, investiu pouco mais de 4% do PIB na educação, e seus projetos educacionais privatizaram as universidades e nos obrigaram escolher entre expansão ou qualidade. Nesse sentido, a última Assembléia Nacional da ANEL, realizada no dia 28 de agosto em São Paulo, pautou a situação atual do país e os desafios que os estudantes brasileiros enfrentarão nesse semestre. Contando com quase 400 estudantes representando 15 estados, foi uma rica discussão e uma ótima preparação para as principais atividades que a ANEL estará encabeçando no próximo período, aprovando uma série de resoluções e calendário de lutas.


Apontamos a necessidade de participação da ANEL no Plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra, construído com a CSP-CONLUTAS, o MST e diversos movimentos sociais, como forma de levantar o tema e discutir profundamente a necessidade de uma verdadeira Reforma Agrária no Brasil, já que os setores governistas não o farão. Também aprovamos a participação da ANEL na Semana de Luta Urbana, organizada pelo MTST (movimento dos trabalhadores sem-teto), além de seguir desenvolvendo e aprofundando a Campanha Nacional em Defesa da Qualidade do Ensino, principal pauta das Calouradas desse semestre.


Entre tantos temas importantes, um deles ganhou destaque. Esta Assembléia Nacional marcou nacionalmente o pontapé inicial para a construção do 1° Congresso da ANEL. Este evento, que ocorrerá em meados de 2011 (2 anos depois do famoso CNE que fundou a ANEL), será de muita importância para a consolidação da nossa entidade. Será o momento de inclusive trazermos estudantes que, hoje, não constróem a ANEL para fazer uma experiência com a entidade e assim ir fortalecendo o novo movimento estudantil que se constrói com independência do governo e muita ousadia e luta. Foi dada a largada para o 1º Congresso, e nós, da ANEL do Rio de Janeiro, também devemos nos armar para construir este importante espaço, que pode ser o marco definitivo da consolidação da ANEL na realidade brasileira.


Para debater todos esses temas e fortalecer o movimento estudantil livre na sua universidade ou escola, participe! Venha construir a ANEL no Rio de Janeiro!


ASSEMBLÉIA ESTADUAL DA ANEL-RJ

DIA 11 de Setembro às 9h

UFF - Instituto de Geociências, Campus da Praia Vermelha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aê! :D