sábado, 13 de março de 2010

ESTUDANTES DA UFRGS OCUPAM REITORIA, ENFRENTAM REPRESSÃO E VENCEM PRIMEIRA BATALHA CONTRA O PARQUE TECNOLÓGICO PRIVATIZANTE!

Fonte: http://anelivre.blogspot.com/

ESTUDANTES DA UFRGS OCUPAM REITORIA, ENFRENTAM REPRESSÃO E VENCEM PRIMEIRA BATALHA CONTRA O PARQUE TECNOLÓGICO PRIVATIZANTE!

A manhã de sexta-feira, 05/03, vai ficar marcada como o dia de uma das maiores vitórias do Movimento Estudantil Combativo da UFRGS. A mobilização começou um dia antes, quando cerca de 150 estudantes e militantes do movimento social ocuparam a entrada principal da reitoria, para exigir a retirada da pauta do CONSUN do projeto UFRGS-TEC, o Parque Tecnológico da UFRGS.

O QUE É O PARQUE TECNOLÓGICO DA UFRGS?

O projeto apresentado pela Reitoria no final do passado prevê a construção de um pólo tecnológico, que abrigará incubadoras de empresas privadas dentro da Universidade, ou seja, são os estudantes e professores da UFRGS produzindo ciência e tecnologia para aumentar os lucros de um punhado de empresários e multinacionais. A verdadeira face desse projeto é o aprofundamento do processo de privatização da Universidade Pública, que o Governo Lula e o Banco Mundial já iniciaram com a Reforma Universitária.

Por isso nos colocamos de forma contrária a esse Parque Tecnológico. Para nós Universidade deve ser pública, gratuita, de qualidade e deve estar a serviço, fundamentalmente, da classe trabalhadora, ou seja, deve servir para melhorar a qualidade de vida da população mais pobre, não para corroborar com o lucro das grandes empresas, como planeja a reitoria petista e o DCE da Governadora Yeda.

A REPRESSÃO DA REITORIA E O FIM DA FARSA DO DCE DA YEDA!

Porém, a vitória veio após os estudantes enfrentarem bravamente a maior repressão vista na UFRGS desde os tempos da ditadura. Já na noite de quinta-feira, quando os estudantes e trabalhadores ocuparam a reitoria, o reitor tratou de ir mostrando a sua verdadeira face, deixou todos sem acesso aos banheiros da Universidade. Na manhã de sexta-feira, o que vimos foi um verdadeiro cerco ao Campus Central da UFRGS, carros da Polícia Militar estavam do lado de fora e se comunicavam a todo instante com a segurança da universidade, prontos para “controlar” a situação a qualquer momento. Até que, sob ordem do Reitor Alex, os seguranças federais reprimiram violentamente os estudantes que exigiam mais democracia na Universidade. Mas a resistência foi grande e mesmo com um enfrentamento de quase 10 minutos, os estudantes não deixaram que ninguém entrasse na reitoria, fazendo com que a sessão do CONSUN fosse cancelada.

Enquanto isso, a poucos metros do protesto, estavam os integrantes da gestão recém eleita do DCE, assistindo a tudo como se nada estivesse acontecendo e, além disso, dando risadas. O principal argumento dos integrantes do MEL(Movimento Estudantil Liberdade), durante toda a campanha, era de que o DCE não deveria tomar posição política alguma, deveria se abster dos “fatos externos a nossa Universidade” e “servir” verdadeiramente ao estudante. Porém, os fatos comprovam outra coisa. Encontros com a Governadora corrupta Yeda Crusius, ataque aos centros acadêmicos e agora a conivência com a repressão da reitoria deixam explicito qual é o lado do DCE. O mesmo dos grandes empresários, dos partidos corruptos que os seus integrantes têm ligação (como o PP de Maluf), daqueles que defendem a continuidade da UFRGS elitista e a sua privatização.

Mas nós sabemos que mesmo depois dessa vitória, diante da Reitoria de Lula e do DCE da Yeda, a nossa mobilização é o único meio de barrar esse projeto e defender a educação. Agora é a hora de armar a resistência estudantil e seguir concretizando a aliança com os trabalhadores e o conjunto dos movimentos sociais.

COLETIVO PODE CHEGAR

Vídeo da REPRESSÃO: http://www.youtube.com/watch?v=GIv9kp15diU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aê! :D